quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vargem Pequena



Capela Senhora do Montserrat construída em 1732 -
Um patrimônio que precisa ser levado a sério
A capela teve suas obras iniciadas em 1732 e concluídas em 1768 é uma obra lindíssima situada a 120 acima do nível do mar, tomada pelo Patrimônio Histórico na década de 60 e é uma referência além de ser o monumento mais antigo da Baixada de Jacarepaguá.
Em 1986 após uma luta da Ama-Vargem Pequena e da comunidade, conseguiu-se a restauração da Capela com apoio da Fundação Roberto Marinho, mas como um dos patrocinadores da obra se afastou na metade da restauração, não foi restaurado o altar e com isso a santa original de N. Senhora do Mont Serrat se encontra no Mosteiro de S. Bento.
A restauração do altar, que vem sendo destruído pelos cupins,fica em torno de 200 mil reais; é algo caro.
Além de representar as histórias da região nos últimos 300 anos,a capela seria uma atração para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, pois os turistas querem ver sempre algo mais. Esta deve ser a centésima matéria, que escrevemos sobre o assunto. Cadê o poder público?A região vive um momento de crescimento incrível e não se consegue restaurar o altar de uma das mais belas capelas do Rio de Janeiro. É noticia, é cobrança com seriedade? É aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário